fbpx

Você sabia que as pragas urbanas aumentam o risco de transmissão do novo coronavírus?

Já sabemos que é totalmente possível contrair o vírus por meio das mãos, olhos e roupas. Assim, a transmissão acontece através de aperto de mão, gotículas de saliva, espirros e objetos ou superfícies contaminadas. Mas o que muitos não sabem é que as pragas urbanas também são vetores da COVID-19, pois carregam microrganismos nocivos à saúde humana.

O papel do controle de pragas é essencial nesse momento para evitar a disseminação da COVID-19 através dos insetos, como por exemplo, a barata. Pense no efeito cascata: Um ambiente sujo, repleto de uniformes e outras roupas de trabalho que estão contaminadas com o vírus pode atrair baratas e outros insetos, afinal, transitam livremente com o vírus impregnado em seus corpos.

Medidas contra a COVID-19

 A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico variável de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Por conta disso, a pandemia obriga os centros urbanos a reduzir ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas como forma de prevenção.

Outra medida a fim de evitar a proliferação dessa doença é o serviço de controle de pragas urbanas, pois atua com um conjunto de atividades profissionais para proteger diversos ambientes. Portanto, é fundamental manter esse serviço para não comprometer o sistema imunológico das pessoas que convivem no local.

O que dizem os órgãos reguladores

Em nota técnica emitida no dia 15 de abril de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) declara o controle de pragas uma atividade essencial para a manutenção da saúde pública e privada. Assim, a norma disciplina o conjunto de ações preventivas e corretivas no monitoramento e aplicação periódica para impedir a proliferação de pragas nos ambientes.

A ANVISA reforça a obrigatoriedade do controle de pragas em estabelecimentos comerciais como supermercados, bares, restaurantes, também hospitais e clínicas. Certamente esse serviço é fundamental, pois pragas urbanas como formigas e baratas abrem espaço para o contágio da COVID-19, conforme explicado anteriormente.

Mantenha seu ambiente livre das pragas

Pragas urbanas estão sempre em busca de alimentos e um local para se abrigar. Um trabalho muito importante para manter seu ambiente é eliminar os lixos, fazer a limpeza periódica do local e evitar deixar alimentos expostos. Esses são grandes passos para que a empresa que realiza o serviço de controle de pragas tenha maior êxito no trabalho e possa garantir saúde a todos.

ESCOLHA O SEU ESTADO: