fbpx

A criptococose, também conhecida como a doença do pombo. é causada por fungos que se proliferam nas fezes do pombo. Quando elas secam, viram uma poeira que pode ser inalada sem que a pessoa nem percebe.

Assim, os fungos se instalam no pulmão. A partir daí, se espalham pelos órgãos e chegam até o cérebro. É bom salientar que ela não se dá de pessoa para pessoa. É preciso inalar o pó das fezes secas da ave. Assim, o jeito é mesmo usar máscaras quando for limpar galpões ou aviários frequentados por pombos. E utilizar antifúngicos nesses locais.

Além disso, as prefeituras estudam e implantam medidas contra a alimentação dos pombos, com o intuito de evitar que proliferam.

Sintomas da Doença

No começo, os sintomas da doença do pombo podem ser confundidos até com os de uma gripe. Entre eles, dor de cabeça, febre, cansaço, náuseas, vômito, falta de ar, dor no peito, suor noturno, vista embaçada. Apesar de não tão comum em residências urbanas, alguns casos já foram relatados sobre a proliferação dessa doença. 

Mantenha sempre a higienização dos ambientes e se observar que precisa de ajuda, chame uma empresa especializada para fazer o controle de uma forma segura.

ESCOLHA O SEU ESTADO: