Considerado que as baratas são os insetos mais antigos do mundo, estes distribuem-se em mais de 3 mil espécies. Pode-se dizer que apenas 1% do conjunto conhecido podem ser classificadas como pragas urbanas: as baratas domiciliares e as peridomiciliares.

As principais espécies em nosso meio urbano são a Blatella germanica (barata-de-cozinha) e a Periplaneta americana(barata-de-esgoto).

Blatella germanica: espécie pequena que vive onde o humano habita e, nesses ambientes, as cozinhas são o seu local preferido, pelo que se dissemina entre gavetas, cantos, armários. De animais mortos, lambe as exudações e pode adquirir germes nocivos ao humano, ao qual transmite pela contaminação de alimentos e utensílios.

Periplaneta americana: espécie de maior porte, infesta todo tipo de construção, nas quais prefere concentrar-se em latrinas, fossas e esgotos, onde encontra seu habitat mais próprio e suas principais fontes de alimento, o que nunca a impede de avançar sobre outras áreas próximas. Outra fonte de alimento são cadáveres de animais de qualquer porte, onde também pode adquirir microorganismos patogênicos, dos quais se torna transmissora.

ESCOLHA O SEU ESTADO: