Considerado que as baratas são os insetos mais antigos do mundo, estes distribuem-se em mais de 3 mil espécies. Pode-se dizer que apenas 1% do conjunto conhecido podem ser classificadas como pragas urbanas: as baratas domiciliares e as peridomiciliares.

As principais espécies em nosso meio urbano são a Blatella germanica (barata-de-cozinha) e a Periplaneta americana(barata-de-esgoto).

Blatella germanica: espécie pequena que vive onde o humano habita e, nesses ambientes, as cozinhas são o seu local preferido, pelo que se dissemina entre gavetas, cantos, armários. De animais mortos, lambe as exudações e pode adquirir germes nocivos ao humano, ao qual transmite pela contaminação de alimentos e utensílios.

Periplaneta americana: espécie de maior porte, infesta todo tipo de construção, nas quais prefere concentrar-se em latrinas, fossas e esgotos, onde encontra seu habitat mais próprio e suas principais fontes de alimento, o que nunca a impede de avançar sobre outras áreas próximas. Outra fonte de alimento são cadáveres de animais de qualquer porte, onde também pode adquirir microorganismos patogênicos, dos quais se torna transmissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *