fbpx

Afirma o secretário Itamar Mar que Com essa campanha, a Prefeitura de Manaus tenta sensibilizar a população de forma mais direta e eficaz, porque atinge um quantitativo bem maior da população, com mensagens rápidas e de fácil compreensão, contribuindo muito para a otimização do trabalho de sensibilização, já desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas junto às comunidades.

Ao longo do semestre, serão desenvolvidas ações de sensibilização, com a finalidade de chamar a atenção da população para a problemática. Será distribuído material de divulgação (folderes, sacolinhas de lixo para carros e ventarolas) com informações úteis acerca dos malefícios causados pelas queimadas. As ações de sensibilização ocorrerão em logradouros públicos e contarão com a participação de servidores da Semmas, de órgãos parceiros e voluntários. “Enfrentamos sempre nesse período uma tendência de aumento de registros devido ao processo de ocupações em áreas verdes e de preservação permanente, onde fazem descarte de resíduos e utilizam o fogo, geralmente à noite”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes. Ele lembra que durante o ano inteiro o tema das queimadas urbanas é inserido nas atividades de educação ambiental realizadas pela secretaria, porém neste período de estiagem o trabalho precisa ser intensificado.

As queimadas urbanas provocam poluição atmosférica, aumento da temperatura, desaparecimento de áreas verdes, erosão nas margens de rios e igarapés, incêndios em residências, áreas comerciais e doenças respiratórias.

Os responsáveis pela queima constante de resíduos podem ser denunciados junto à Semmas por meio do 0800-092-2000

Fonte: Portal do Holanda

ESCOLHA O SEU ESTADO: