fbpx

A mosca doméstica é um inseto tipicamente sinantrópico, isso significa que, a mosca doméstica se adaptou a viver nas habitações humanas, tendo alimento, água e abrigo em quantidades favoráveis ao seu desenvolvimento.

A mosca doméstica busca substrato com elevada quantidade de matéria orgânica em decomposição e em fermentação, como excremento de grandes mamíferos (bois, cavalos, porcos, etc). Também podem depositar seus ovos em excremento humano.

Geralmente as moscas encontradas em áreas urbanas são originadas de focos de criação nas proximidades, como esgotos, terrenos baldios, lixo orgânico, caixas de gordura, fezes de cachorros ou gatos, etc. A dispersão ocorre ao acaso, para locais de maior atratividade em função dos odores levados pelo vento.

Medidas preventivas

O controle das moscas ou seja, a maneira de como acabar com as moscas está muito mais ligado às ações preventivas de mudanças do ambiente urbano e de conscientização dos funcionários ou do público envolvido.

Pode-se utilizar telas para vedar janelas, práticas adequadas de armazenagem e condicionamento do lixo, limpeza das caixas de gordura, capina constante de áreas de jardins, utilizar cortinas de vento na entrada do imóvel, a remoção de material em desuso a céu aberto, limpeza diária nos locais de refeição e preparo dos alimentos, são algumas das medidas que devem ser tomadas para dificultar o aparecimento e reprodução das moscas no seu estabelecimento.

ESCOLHA O SEU ESTADO: